Bem vindo a página de estudos sobre Friedrich Froebel

Este blog foi criando no contexto da disciplina de Teorias em Pedagogia do curso de Pedagogia Noturno da UFMG com o objetivo de compreendermos o contexto histórico, político e educacional vivido por esse pensador e as influências que as suas teorias pedagógicas tiveram nos contextos educacionais de sua época e no contexto atual.







sexta-feira, 9 de julho de 2010

ATIVIDADES BASEADAS NA ESTRUTURA EDUCACIONAL DE FROEBEL


De acordo o trabalho pedagógico desenvolvido por Froebel e baseado em sua rotina de atividades diárias, traremos neste tópico algumas de atividades desenvolvidas com formas geométricas, assim como atividades físicas realizadas ao ar livre, e outras coordenadas pela música, aspecto esse que era muito valorizada pelo autor.
Conforme o enfoque teórico de Froebel “os dons” são os geométricos sólidos, círculo, cubo, cone e as subdivisões do cubo. Acrescentamos a essas atividades o paralelepípedo, que é menos utilizada por Froebel, mas que é muito presente nos objetos e formas que fazem parte do dia-a-dia das crianças nos dias atuais. Apresentamos também sugestões para os jogos de encaixe e empilhamento de blocos.
Atividades com as formas geométricas
Material utilizado:

1. Cinco formas geométricas confeccionadas em isopor (ou um material de sua preferência) – CUBO, CILINDRO, CONE, ESFERA E PARALELEPÍPEDO RETÂNGULO. Cada forma deve ser pintada de uma cor diferente;
2. Uma caixa grande de papelão;
3. Um dado grande (cada face deve ter as cores correspondentes às figuras geométricas);
4. Objetos do dia-a-dia das crianças que remetem as formas geométricas utilizadas na brincadeira (funil, caixas em vários formatos, copo, bola, vidros em forma de cilindro, etc.). Que devem ser colocados na caixa grande de papelão.

Desenvolvimento da atividade:

As crianças podem ser organizadas em uma roda ou não. A professora escolhe uma criança para começar a brincadeira. A criança deve jogar o dado. Por exemplo: se o dado cair na cor vermelha, a criança vai observar qual forma geométrica está pintada da cor vermelha, se for o cubo ela vai até a caixa de papelão e pega um objeto semelhante ao cubo.
Se o professor desejar pode dar mais chances ao jogador se ele errar. Incentive a criança a participar sem se preocupar em vencer, de forma a priorizar o aprendizado. E assim começa novamente a brincadeira.

Quebra-cabeça confeccionado com caixas de leite

Material utilizado:
1. Paisagem grande com motivo infantil (no trabalho foi utilizado parte de um pôster de filme infantil- que pode ser conseguido em vídeo locadoras), na confecção deste material utilizamos a “Era do Gelo III”.
2. Caixas de leite em quantidade suficiente para o tamanho da paisagem;
3. Folhas de jornal ou outro papel para reciclagem;
4. Tinta guache ou papel fantasia de variadas cores;
5. Pincel;
6. Durex largo.
Desenvolvimento da atividade:

A atividade pode ser desenvolvida coletivamente e as crianças podem e devem participar do processo de produção do quebra-cabeça. A brincadeira pode ser dirigida ou livre conforme a intenção do professor ou da professora.
Pedir que as crianças tragam as caixas já limpas e secas. Recorte a borda superior das caixas.
Feito isso as crianças vão encher as caixas com folhas de jornal amassado, para que fiquem mais firmes e facilite o manuseio. O professor deverá ajudar as crianças a fechar as caixas com durex largo e depois as crianças podem pintar ou encapar as caixas.
Meça a área formada pelas caixas, limite a mesma área no encarte e divida-o conforme o número de caixas.
OBS: se houver a possibilidade pode-se montar um quebra-cabeça na outra face da caixa, dando ao material outras possibilidades de exploração. As caixas também podem ser utilizadas como jogo de montar.

Jogo de encaixe

Material utilizado:
1. Duas placas grossas (2,5 cm) de isopor;
2. Caixas de diversos tamanhos e formas (caixa de creme dental, de perfume, de telefone, de suco, etc.);
3. Tintas coloridas (existem tintas específicas para isopor, mas pode-ser utilizar tinta guache com cola para melhorar a sua fixação no isopor);
4. Folhas de jornal ou outro papel para reciclagem;
5. Pincel.

Desenvolvimento das atividades:

A atividade pode ser desenvolvida em grupos ou individualmente. A brincadeira pode ser dirigida ou livre conforme a intenção do professor ou da professora. Pode-se produzir mais de uma placa de encaixe para se trabalhar em forma de gincana.
Encha as caixas com jornal amassado, para que fiquem mais firmes e facilite o manuseio pelas crianças. Encape ou pinte as caixas com cores diferentes.
Disponha todas as caixas sobre a folha de isopor, risque o contorno de cada uma delas e depois recorte com estilete o formato desenhado sobre o isopor (Faça o risco antes de encapá-las ou pintá-las).
Cole a folha de isopor com as formas vazadas sobre a folha que ficou inteira, para servir de base, deixe secar e pinte. Depois do jogo pronto é só começar a brincadeira.

Blocos de caixa

Material utilizado:
1. Caixas de tamanhos variados;
2. Folhas de jornal ou outro papel para reciclagem;
3. Tinta guache de várias cores;
4. Pincel.

Desenvolvimento da atividade:

O jogo deve ser confeccionado junto com as crianças. As crianças devem encher as caixas com os jornais amassados. O professor ajuda as crianças a fecharem as caixas com durex largo e depois as crianças podem pintar as caixas.
Depois do jogo pronto é só começar a brincadeira.

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