Bem vindo a página de estudos sobre Friedrich Froebel

Este blog foi criando no contexto da disciplina de Teorias em Pedagogia do curso de Pedagogia Noturno da UFMG com o objetivo de compreendermos o contexto histórico, político e educacional vivido por esse pensador e as influências que as suas teorias pedagógicas tiveram nos contextos educacionais de sua época e no contexto atual.







sexta-feira, 9 de julho de 2010

MATERIAL DIDÁTICO – FROEBEL
Froebel define o brincar como ação livre da criança. Portanto a criança precisa ter uma mente ativa e livre para conquistar o seu conhecimento. Os jogos e as brincadeiras possibilitam às crianças o contato com a natureza e o relacionamento com os outros, de forma a contemplar a criança como um ser ativo na aprendizagem escolar. Sendo o ato de brincar um dos instrumentos de mais importância na prática pedagógica da educação infantil. Pois as brincadeiras têm como papel principal proporcionar às crianças o desenvolvimento das habilidades cognitivas, e o desenvolvimento da coordenação motora. Os chamados Jardins de Infância, idealizado por FROEBEL, eram caracterizado por uma rotina diária de atividades.
Froebel valorizava muito as brincadeiras ao ar livre, e todas as atividades deveriam ser iniciadas com uma roda e posteriormente com uma conversa sobre a atividade a ser realizada. Geralmente as atividades eram acompanhadas com músicas, pois acreditava que a música despertava sentimentos que as palavras não poderiam expressar. E ao final das atividades ou brincadeiras utiliza músicas de relaxamento para que as crianças se acalmassem.
Também em sua obra podemos encontrar muitas atividades e brincadeiras utilizando formas geométricas. De acordo com FROEBEL, o jogo é entendido como objeto e ação do brincar. De forma que, se a criança manipula e brinca com materiais como: a bola, o cubo e o cilindro, montando e desmontando cubos, e etc., a criança estabelece relações matemáticas e adquirem noções primárias de física e metafísica.

Os brinquedos construídos por Froebel apresentavam três características:


1° Explorar os conceitos de forma, cor e movimento – relação conceitual;
2° Estabelecer relação com objetos do cotidiano – relação com a vida;
3° Possibilitar o uso não apenas estruturado, mas principalmente criativo dos estudantes – relação com a criatividade.




Referencias Bibliográficas:

ARCE, Alessandra. Frederich Froebel: o pedagogo dos jardins de infâncias. Petrópolis: Vozes, 2002.

FERRARI, Márcio. Frederich Froebel – O formador das crianças pequenas. Disponível em: www.revistaescola.abril.com.br

FROEBEL. F. A Educação do Homem. Tradução de Maria H. C. Bastos. Passo Fundo, RS: UPF, 2001.

Froebel woden brinquedos educacionais. Disponível em: www. portuguese.alibaba.com/product-gs/froebel-woden-educational-toy-285574559.html

LIMA, Sandra Vaz de. Pedagogia do jardim de Infância: Frederich Froebel. Disponível em: www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/froebel-e-o-primeiro-jardim-de-infancia-942992.html

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar. Vol. 1. Minas Gerais: Editora Fapi, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar. Vol. 5. Minas Gerais: Editora Fapi, 1999.

SESC. - Pesquisas Folclóricas - Brincadeiras Tradicionais, 1988.

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