Bem vindo a página de estudos sobre Friedrich Froebel

Este blog foi criando no contexto da disciplina de Teorias em Pedagogia do curso de Pedagogia Noturno da UFMG com o objetivo de compreendermos o contexto histórico, político e educacional vivido por esse pensador e as influências que as suas teorias pedagógicas tiveram nos contextos educacionais de sua época e no contexto atual.







sexta-feira, 9 de julho de 2010

ATIVIDADES PSICOMOTORAS


Atividades realizadas ao ar livre

1. Corrida com bambolê

Material utilizado:
§ Quatro cones de sinalização;
§ Bambolês de acordo com o número de crianças que vão participar da brincadeira.

Desenvolvimento da atividade:

A atividade deve ser desenvolvida em uma área grande, como um pátio ou uma quadra de esportes. As crianças devem ser dividas em dois grupos, formando uma fila atrás dos cones que deveram ficar lado a lado com uma distância considerável entre eles, e do outro lado do pátio ou quadra os outros dois cones.
Os bambolês devem ser divididos em quantidades iguais e colocados nos cones.
Ao sinal do professor ou da professora o primeiro aluno de cada fila deve pegar um bambolê e levá-lo correndo até o outro lado do pátio, onde estarão os outros dois cones. O aluno deverá colocar o bambolê no cone correspondente ao da sua fila, e aguarda atrás dele o próximo colega.
Quando estes alunos chegarem do outro lado e colocar o bambolê no cone, o segundo aluno de cada fila deve pegar outro bambolê e correr até do outro lado também. E assim até terminar a fila.

2. Não deixe a bola cair
Material utilizado:
· Bola

Desenvolvimento da atividade:

Os alunos deverão ficar em círculo, uma das crianças no centro de posse da bola, esta chamará um nome e ao mesmo tempo jogará a bola para o alto, o aluno chamado deverá pegar a bola antes que caia no solo. Quem deixar a bola cair sai do jogo.
3. Onde está o chocalho?
Material utilizado:
· Latinha tampada com pedrinhas, o “chocalho”;
· Uma venda ou lenço.

Desenvolvimento da atividade:

Sentados em círculos, um no centro de olhos vendados, e um dos componentes do círculo recebe o chocalho, tendo o cuidado de não fazer ruído para que o outro não perceba. Ao sinal de início, quem está com o chocalho agita-o, permanecendo no lugar, enquanto o jogador do centro, guiando-se apenas pelo som, procura descobri-lo. Acertando, invertem-se os papéis e o jogo continua.
4. Bola ao lado
Material utilizado:
· Bola

Desenvolvimento da atividade:

Os alunos dispõem-se em duas fileiras ou mais; e os primeiros pegam a bola, somente quando o sinal for dado pelo professor, é que podem iniciar. Vão passando a bola pelo lado esquerdo, sem movimentar o corpo, e chegando ao final da fila volta a bola pelo lado direito. Aonde a bola chegar primeiro, será o vencedor.

5. Circuito (corrida com obstáculos)
Materiais utilizados: corda, garrafas com areia, pneus, latas, bambolês e colchonetes.

Desenvolvimento:
Organizar os materiais em um espaço ao ar livre formando um circuito de atividades motoras. Quando todo material estiver arrumado, a criança inicia o trajeto passando pelos obstáculos que serão variados. O circuito continuará até que todos tenham feito um número de vezes estipulado pelo professor. A brincadeira não terá vencedor, a avaliação será o nível de perfeição da criança ao percorrer esse trajeto.

6. Jogos imitativos

Desenvolvimento:
Ao comando do professor os alunos devem:
Imitar um adulto:
· Varrendo a casa;
· Passando roupa;
· Lavando roupa;
· Torcendo roupa;
· Estendendo roupa;
· Pintando as unhas;
· Lavando a louça;
· Cozinhando;
· Fazendo tricô;
· Dirigindo o carro;
· Nadando;
· Pintando parede;
Imitar uma criança:
· Almoçando;
· Lavando as mãos;
· Escovando os dentes;
· Tomando banho;
· Jogando peteca;
Imitar um avião levantando vôo;
Imitar gigantes, na ponta dos pés, com braços elevados;
Imitar um sapinho, saltitando;
Imitar um canguru;
Imitar um trenzinho saindo da estação;
Imitar a careta de um colega;
Imitar um pião;
Imitar os gestos de um colega.

7. Maria Viola
Material utilizado:
· Bola

Desenvolvimento da atividade:

Reúne-se um grupo de crianças. Uma delas fica de costas para o grupo e joga para trás uma bola. Uma das crianças apanha a bola e a esconde. Todos ficam com as mãos para trás.
Todos perguntam:
_ Maria Viola, com quem está a bola?
A criança que jogou a bola tentará adivinhar com quem está a bola. Se conseguir, repetirá a brincadeira. Se não, aquela que apanhou a bola será a Maria Viola.

Atividades realizadas na sala de aula

1. Alinhavo
Materiais utilizados:
· Carretéis de linha;
· Tampa de cola colorida ou polar;
· Bandeja de ovos;
· Lã, fio, barbante;
· Pote de iogurte;
· Pau de picolé ou churrasco;
· Moldes de roupas ou de figuras como frutas, objetos, etc., com furos.(moldes abaixo)
Obs: existem variedades de materiais de sucata, depende de sua imaginação. Neste trabalho você encontrará materiais educativos para as crianças de educação infantil e de 1ª série do ensino fundamental. As peças se distinguem no gênero de sucata, por empregar a técnica do alinhavo: suas partes são unidas com barbante, linha, fita, elástico ou materiais equivalentes.
O educador deverá auxiliar seus educandos de acordo com sua atividade e objetivo. Distribuirá vários materiais de sucata no chão em círculo ou individual, dependendo da quantidade do material. Estimulará sua criatividade e desenvolvimento cognitivo e sua habilidade à destreza manual.

Como se desenvolve os alinhavos:

v Bandeja de ovos
A bandeja de ovos vira um “bordado”. Pegar a bandeja de ovos, fazer furos nos bicos da forma e pedir aos educandos que alinhavem com fio de lã por dentro dos furos, fazendo um bonito bordado.
v Carretel de linha
Os carretéis de linha são transformados em vários brinquedos como bonecos, formas geométricas ou outros de sua imaginação. O educador solicitará ao educando que construa seu brinquedo, pedindo para passar o fio de lã por dentro do carretel de linha, montando o brinquedo que lhe agradar.
v Móbile de corpo de iogurte
Atividade livre ou dirigida. Pedir aos educandos que façam uma seqüência de cores dos corpos de iogurte, transformando-os em colares, enfiando o fio ou o barbante no furo do copo ou amarrar no pau de picolé ou churrasco nas pontas. Esta atividade desenvolve a percepção visual e a lógica matemática.
v Molde de roupas ou de objetos:
Utilizar os moldes de roupas ou objetos para crianças passarem fio ou barbante nos furos, cruzando o fio ou não.

2. Massinha
Materiais para o prepara da massinha:
3 xícaras médias de farinha de trigo
1 xícara média de sal
¼ de xícara de água
1 colher (de café) de óleo
¼ de xícara de creme para as mãos
Corante para tingir a massinha
Obs.: Também pode ser utilizado massinha industrial própria para crianças.
Modo de preparo da massinha:
Misture a farinha com sal e acrescente a água, até dar a consistência desejada, junte o óleo, o creme e por fim o corante.
Desenvolvimento da atividade:

Neste trabalho de massinha é importante a integração entre a musculatura e a visão para o desenvolvimento das habilidades manual e pedal, como a preensão, que são essenciais para o desenvolvimento do grafismo e da escrita. Esta atividade poderá ser ministrada livre ou dirigida, de acordo com os objetivos do plano de aula. O educando ao desenvolver a atividade pedirá aos alunos que dêem forma à massinha como: bolinha, cobrinha, e outras, desenvolvendo a criatividade das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário